Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

MISSÃO

 

     O Projeto Soldado-Cidadão tem por finalidade fornecer uma qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo aos que serão licenciados, por término do tempo de Serviço Militar, concorrerem ao mercado de trabalho em melhores condições.

 

UM BREVE HISTÓRICO

 

     Tendo sua origem em 2002 com o Projeto Qualificação de Mão de Obra, na cidade do Rio de Janeiro, surgiu em razão da antecipação da desincorporação ocorrida naquele ano. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito Federal e a mais sete estados brasileiros.

     Em agosto de 2004, o Governo Federal lançou o “Projeto Soldado-Cidadão” (PSC), inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a  responsabilidade do Ministério da Defesa. Nesse ano adquiriu projeção nacional, abrangendo todas as unidades da federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área (C Mil A). Nessa época, A Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB), realizava o planejamento das ações, o gerenciamento dos recursos e a supervisão do PSC.

     O Comandante do Exército, em junho de 2007, encarregou o Comando de Operações Terrestres (COTER) da execução e das medidas de coordenação e controle, em todas as suas etapas. A FUNCEB, atualmente, não participa do PSC. O referido Projeto consta do Plano Plurianual 2008/2011.

     A fim de atender às condicionantes do Projeto, o COTER descentralizou a execução, pelas unidades da federação, com as finalidades de:

  • Otimizar a contratação das entidades de ensino; e
  • Atender demandas locais.

     Após o COTER fixar os efetivos de militares por Estado, a serem contemplados pelo Projeto, de acordo com a disponibilidade dos recursos financeiros previstos no seu Plano de Gestão, as OM Selecionadas (que realizarão a coordenação no nível estadual) contratam entidades de ensino que ofereçam cursos profissionalizantes, reconhecidos pelo Ministério do Trabalho, e proporcionem aos militares, a serem desincorporados das fileiras do Exército, preferencialmente soldados do efetivo variável e do núcleo base, possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

      Em 2020, o Projeto Soldado Cidadão, no âmbito do Parque Regional de Manutenção/10, viabilizou o Curso de Costureiro Industrial de Vestuário pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE).

   Tal oportunidade de especialização fora fruto de uma parceria entre SENAI/CE e o Comando da 10ª Região Militar (10ª RM), e fez parte de um esforço conjunto para conter a disseminação do Covid-19 por meio da capacitação de pessoal, vindo a permitir a ampliação da mão de obra da Seção de Correaria desta OM Log Mnt em prol do incremento da produção diária de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

     O curso, ocorrido entre os dias 29 de abril e 25 de junho do corrente ano, contemplou 10 (dez) vagas para militares do Parque, e teve o Sd EP FRANCISCO WILDERGLEYDSON DA SILVA BARROS, da Cia Sup Ap, como destaque do curso.

     Curso de Instalação de Elétrica Predial e Curso de Mecânico de Motor Câmbio Álcool/ Gasolina pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE)

     O SENAI realizou, entre os dias 17 de agosto e 15 de setembro de 2020, nas instalações do Parque Regional de Manutenção/10, cursos de especialização a diversos militares da 10ª Região Militar (10ª RM).

     A especialização tem por finalidade aprimorar os militares no desenvolvimento de suas atribuições e serviços específicos, aumentando a capacidade de produção dos mesmos. Com 20 (vinte) instruendos por curso, a especialização está capacitando militares das seguintes Organizações Militares da 10ª RM: Pq R Mnt/10, 23º BC, HGeF, B Adm Gu Fortaleza, 10ª ICFEx, 52º CT, Cia Cmdo/10 e 16ª Cia PE.

    O projeto, desde o seu início até o ano de 2020, já capacitou mais de 210 mil jovens, dos quais cerca de 70% encontraram colocação no mercado de trabalho. Atualmente o PSC tem a expectativa de atender cerca de 6 mil militares.

Cada militar licenciado, que conseguir inserção no mercado de trabalho, é um problema social a menos para o País.”

 

 

CURSO DE COSTUREIRO DO VESTIÁRIO INDUSTRIAL

CURSO DE INSTALAÇÃO ELÉTRICA PREDIAL E CURSO DE MECÂNICO DE MOTOR CÂMBIO ÁLCOOL / GASOLINA


 

Fim do conteúdo da página